Os tendões do manguito rotador são o supraespinal, infraespinal, subescapular e o redondo menor. Estes tendões são importantes para a mobilidade e sustentação do seu ombro.
O problema é que eles podem sofrer um processo de calcificação. Essa doença é chamada de tendinite calcária (ou calcificada) do ombro.
Conteúdo do Post
ToggleComo ocorre a tendinite calcária
Por mecanismos que ainda não conhecemos perfeitamente, o tendão degenera e suas células se transformam em células que depositam cálcio no próprio tendão.
O tendão que mais sofre com esse problema é o supraespinal ou supra-espinhoso. Em segundo lugar, vem o infraespinal.
O que você sente na tendinite calcária
Existem duas fases da doença, a aguda e a crônica.
Na fase aguda da doença, você sente MUITA dor no ombro. Felizmente, ela dura pouco, cerca de 2 semanas.
Na fase crônica, você sente dor, mas a intensidade é bem menor. Ela incomoda, mas não é tão intensa quanto na fase aguda. Entretanto, a duração pode ser de vários meses.
O maior perigo da tendinite calcária
A doença é perigosa porque seu ombro pode se tornar congelado. Dessa forma, uma doença pode levar a uma outra doença chamada capsulite adesiva (ou ombro congelado).
Na capsulite adesiva, você perde movimento do ombro e o primeiro movimento a se perder é a capacidade de colocar a mão atrás do corpo, nas costas.
As mulheres percebem isso mais rapidamente, pois percebem dificuldade de arrumar o sutiã. Isso pode ser percebido também como dificuldade para fazer a higiene pessoal e colocar a mão no bolso de trás da calça.
Quando a doença está mais avançada, você pode até apresentar dificuldade para escovar os dentes, comer e pentear o cabelo.
Existe algum tratamento eficaz para a tendinite calcária?
Sim! Além do tratamento clássico que envolve medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e injeções dentro do ombro, você pode realizar o tratamento com ondas acústicas de choque.
As ondas de choque auxiliam a diminuir a inflamação dos tendões do ombro, melhorar a sua dor e, até a eliminar a calcificação do tendão.
Como funcionam o tratamento com ondas de choque para tendinite calcificada?
As ondas de choque são ondas acústicas, ultrassônicas, que entram em contato com nosso corpo e melhoram o metabolismo das células do tendão doente.
Com isso, é possível acelerar o processo de reabsorção do cálcio sem que sua dor aumente. Pelo contrário, a sua dor diminui.
O tratamento consiste em sessões de 20-40 minutos, feitas no consultório do ortopedista, sem necessidade de jejum ou anestesia na grande maioria dos casos.
Devem ser realizadas pelo menos 3 sessões, o que varia conforme a gravidade da doença e se você tem também capsulite adesiva.
Para verificar a quantidade de sessões necessárias e se as ondas de choque estão indicadas para sua dor no ombro, consulte-se com o ortopedista especialista no tratamento com ondas de choque. Cuide-se e previna-se!