O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos componentes mais importantes para o funcionamento do joelho – e um dos que mais sofrem rupturas.
Em muitos casos, a melhor opção de tratamento para uma ruptura do LCA é a cirurgia.
Conteúdo do Post
ToggleComo é a recuperação da cirurgia do LCA?
Nas primeiras 4 semanas do pós-operatório, o foco é recuperar a extensão máxima do joelho e a ativação do quadríceps. Nesse período, é normal haver certa resistência articular ao movimento.
Nos meses seguintes, o joelho recupera sua funcionalidade para atividades cotidianas e profissionais que não demandem carregar muito peso, se ajoelhar ou ficar em posições desconfortáveis.
No caso das atividades mais desgastantes e dos esportes, a recuperação total pode levar de 9 a 12 meses.
E se meu joelho travar depois da cirurgia de LCA?
Apesar de ser normal certa dificuldade de movimento do joelho nas primeiras semanas do pós-cirúrgico, o bloqueio articular completo nunca é um bom sinal.
Se o seu joelho “trava” depois da cirurgia, isso pode ser indicativo de algum problema na recuperação ou de uma resolução insuficiente do problema que levou ao rompimento do LCA.
Nesse caso, é importante buscar um cirurgião ortopedista especializado em joelho para avaliar o motivo do bloqueio articular e como melhorar a recuperação ou adequar o tratamento.
O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui