É verdade que demora 1 ano pra se recuperar de uma cirurgia de prótese de joelho?


Sim, é verdade; mas, não faça conclusões precipitadas e leia este artigo até o final!

Eu já te adianto que você não ficará 1 ano preso numa cama ou cadeira de rodas. Muito pelo contrário: o objetivo é que você saia andando do hospital dentro de 3-5 dias.


Entenda por que o processo é longo


Mas não tem como esperar que você fique completamente recuperado num intervalo tão curto de tempo. Basta você olhar pra si e avaliar como é o seu estado atual.

Você consegue correr? Consegue subir e descer escada com facilidade? Consegue fazer agachamento com peso nas costas? Consegue dobrar todo o joelho?

Se consegue fazer tudo isso, você NÃO precisa de uma prótese de joelho. Quem realmente precisa de uma prótese (artroplastia) está debilitado. Perceba que é uma questão mecânica, mas também biológica. Portanto, há necessidade do corpo se adaptar a um joelho com prótese.


Como é a cirurgia para implantar uma prótese de joelho


Nessa cirurgia, tiramos a parte doente do joelho e colocamos um material que fará a função do joelho que estava doente. Isso é a prótese.

Então, a prótese precisa fazer parte do seu corpo e esse processo se dá continuamente, dia após dia, num período de 1 ano.


A recuperação após a prótese de joelho é diária


Apesar disso, a sensação de melhora pode ser já nos primeiros meses. Na minha prática, vejo que, em média, os pacientes se sentem muito bem a partir dos 6 meses. Mas sempre tem aqueles que se sentem bem mais rápido e outros mais lentamente.

Ainda que o paciente já se sinta bem em poucos meses, o processo de recuperação dura aproximadamente 1 ano, porque ele precisa recuperar a musculatura deficiente por causa da artrose, precisa treinar os nervos que transmitem os sinais do sistema nervoso central para o joelho e vice-versa, e o osso do paciente precisa se integrar à prótese para que ela fique firme no joelho.

Se você estiver bem acompanhado, pelo ortopedista especialista, não é nenhum bicho de sete cabeças. Por isso, não deixe de se consultar e fazer o tratamento adequado. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn