É verdade que demora 1 ano pra se recuperar de uma cirurgia de prótese de joelho?


Sim, é verdade; mas, não faça conclusões precipitadas e leia este artigo até o final!

Eu já te adianto que você não ficará 1 ano preso numa cama ou cadeira de rodas. Muito pelo contrário: o objetivo é que você saia andando do hospital dentro de 3-5 dias.


Entenda por que o processo é longo


Mas não tem como esperar que você fique completamente recuperado num intervalo tão curto de tempo. Basta você olhar pra si e avaliar como é o seu estado atual.

Você consegue correr? Consegue subir e descer escada com facilidade? Consegue fazer agachamento com peso nas costas? Consegue dobrar todo o joelho?

Se consegue fazer tudo isso, você NÃO precisa de uma prótese de joelho. Quem realmente precisa de uma prótese (artroplastia) está debilitado. Perceba que é uma questão mecânica, mas também biológica. Portanto, há necessidade do corpo se adaptar a um joelho com prótese.


Como é a cirurgia para implantar uma prótese de joelho


Nessa cirurgia, tiramos a parte doente do joelho e colocamos um material que fará a função do joelho que estava doente. Isso é a prótese.

Então, a prótese precisa fazer parte do seu corpo e esse processo se dá continuamente, dia após dia, num período de 1 ano.


A recuperação após a prótese de joelho é diária


Apesar disso, a sensação de melhora pode ser já nos primeiros meses. Na minha prática, vejo que, em média, os pacientes se sentem muito bem a partir dos 6 meses. Mas sempre tem aqueles que se sentem bem mais rápido e outros mais lentamente.

Ainda que o paciente já se sinta bem em poucos meses, o processo de recuperação dura aproximadamente 1 ano, porque ele precisa recuperar a musculatura deficiente por causa da artrose, precisa treinar os nervos que transmitem os sinais do sistema nervoso central para o joelho e vice-versa, e o osso do paciente precisa se integrar à prótese para que ela fique firme no joelho.

Se você estiver bem acompanhado, pelo ortopedista especialista, não é nenhum bicho de sete cabeças. Por isso, não deixe de se consultar e fazer o tratamento adequado. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn