Isso é um MITO!
A cirurgia para implantar a prótese de joelho, chamada de artroplastia do joelho, é um procedimento que deve ser realizado, justamente, no idoso. Essa cirurgia NÃO É IDEAL para jovens porque a prótese tem uma vida útil que diminui se você for muito ativo, como um jovem.
Conteúdo do Post
ToggleRisco de complicações na prótese de joelho aumenta com a idade?
Outro mito. O que aumenta significativamente o risco de complicações após a cirurgia para prótese de joelho são as comorbidades; i.e., as doenças que você possui além da artrose, como doença renal, doença pulmonar crônica, histórico de acidente vascular cerebral (AVC), histórico de infarto, artrite reumatoide, entre outros.
Se pegarmos a taxa de mortalidade em decorrência da artroplastia de joelho, ela é de 0.1%, que é a mesma se você tiver 90 anos ou 60 anos. Mas se você tiver antecedente de insuficiência cardíaca, a taxa de mortalidade é maior.
A cirurgia pode diminuir o risco de morte
Provavelmente, você não sabia disso, mas a cirurgia para colocar a prótese de joelho, quando bem indicada, diminui o risco de morte. Pessoas com artrose do joelho que optam por conviver com a dor têm risco duas vezes maior de morrer em relação aqueles que operam.
Sentir dor não é normal e não é saudável. A dor faz seu corpo liberar substâncias nocivas ao funcionamento dos órgãos. Por isso, quem sofre com dor por longo período vive menos.
Como saber se é arriscado operar
Antes de qualquer cirurgia, é necessário realizar a avaliação pré-operatória para determinarmos seu risco cirúrgico e se há alguma função do corpo que necessita de ajustes como a pressão, glicemia, etc.
Para tanto, são realizados exames de sangue, pulmão, coração, e outros órgãos, conforme a necessidade do seu caso.
Com o resultado dessa avaliação, você será classificado em grupos de risco para cirurgia. Assim, poderemos estimar se é seguro te operar.
Por que a cirurgia para prótese de joelho é segura
Durante sua internação para a cirurgia, você é cuidado por uma equipe composta por pelo menos 10 profissionais: ortopedistas, anestesista, intensivistas, enfermeiros, etc.
A sala de cirurgia é equipada com diversos aparelhos que monitoram todos seus sinais vitais: pressão, batimentos cardíacos, respiração, oxigenação do sangue, entre outros.
Nas primeiras horas após a cirurgia, você continua sendo monitorizado, a todo instante, na unidade de terapia intensiva (UTI). Lá também tem equipamentos que monitoram seus sinais vitais.
Além de monitorizar seus sinais vitais, os equipamentos nos alertam para qualquer alteração importante. Assim, a equipe médica poderá atuar imediatamente para te assegurar a saúde.
Se você tiver artrose no joelho com indicação de prótese (artroplastia de joelho), consulte-se com o ortopedista especialista pra fazer sua avaliação pré-operatória e realizar sua cirurgia com segurança. Cuide-se e previna-se!