joelho exercício

Cuidados com o joelho na hora de se exercitar


O joelho é uma das articulações mais usadas em práticas esportivas, independente do exercício. 

Em muitos esportes como o futebol, o basquete e a dança, se exige movimentos intensos e súbitos do joelho. Em outros, como a corrida, ele pode estar sujeito a sobrecargas igualmente perigosas no quesito lesões. 

Então, antes de se engajar numa nova modalidade esportiva, se certifique de que está tomando esses cuidados com seu joelho.


Aquecimento e alongamento muscular


A passagem do repouso para a atividade intensa deve ser progressiva. Ir de um estado a outro de forma brusca pode acarretar em lesões sérias aos ligamentos do joelho.

Por isso, antes de se exercitar, é fundamental fazer um aquecimento específico para o seu esporte.

Depois de se aquecer, vêm a fase de alongar. O alongamento em si já é um exercício de intensidade moderada. Isso significa que ele também não deve ser realizado sem um bom aquecimento antes. 

Com uma rotina adequada de aquecimentos e alongamentos, você prepara os músculos e tendões do joelho para aguentar o “tranco” do exercício, diminuindo os riscos de lesões. 


Fortalecimento muscular]


Uma das melhores formas de proteger a articulação é fortalecer a musculatura ao redor dela. 

Para isso, é preciso que tanto a musculatura posterior quanto a anterior da perna sejam fortalecidas de igual maneira. Quando uma parte é mais trabalhada do que a outra, o risco de lesão pode inclusive aumentar. 

Também é importante que a musculação seja feita com acompanhamento profissional. A sobrecarga do treino de musculatura pode ser outro gatilho para lesões no joelho.


Calçados adequados


Assim como fortalecer os músculos, controlar como colocamos peso sobre a articulação é muito importante para evitar lesões. 

E aqui não falo só de usar o calçado adequado para a sua modalidade esportiva. Também é preciso ficar atento aos calçados que você usa no dia a dia.

Usar salto alto ou calçados com pouco apoio para os calcanhares pode sobrecarregar seu joelho. Aos poucos, isso facilita que ocorram lesões na articulação. Principalmente para pessoas com problemas anatômicos, como o famoso “pé chato”. 


Acompanhamento profissional


Esse é um cuidado que muitas vezes fica de lado, mas que também é essencial. Principalmente para quem quer alcançar resultados competitivos nos treinos. 

Todo exercício e alongamento representa um risco ao joelho se não for feito da maneira certa ou na intensidade certa. E calibrar esses fatores por conta própria nem sempre é fácil. 

Por isso, ter o acompanhamento de um professor ou profissional de educação física é uma necessidade para todo atleta que não quer ser retirado do esporte por uma lesão. 

Mas é importante também contar com um acompanhamento médico especializado. Avaliando preventivamente as condições do joelho, é possível se antecipar aos problemas e ajustar os treinos e práticas esportivas de forma mais adequada. 

O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn