prótese de joelho

Novidade na medicina ortopédica – Veja como a prótese de joelho por robótica pode ajudar pessoas com joelho torto


A tecnologia tem proporcionado novas formas de tratamentos e a realização de cirurgias mais seguras e eficientes. Uma das novidades na medicina ortopédica, é a prótese de joelho que é realizada por robótica e navegação por computador. Por ser algo de certa forma recente, é comum as dúvidas surgirem e até mesmo os pacientes desconfiarem da eficácia.

Por isso, já quero esclarecer um ponto: a cirurgia não é feita por um robô. Pelo contrário, ela é realizada por um cirurgião de joelho especializado, que conta com o auxílio de um braço robótico que é conectado a um computador, para a realização da cirurgia.


A prótese de joelho por robótica pode ser indicada para quais casos?


Essa novidade na área da medicina ortopédica é bastante interessante para pacientes que sofrem com joelho torto e podem ter desenvolvido artrose. Isso significa que todas as pessoas que possuem o joelho torto precisam fazer cirurgia? Depende! É preciso avaliar, mas em alguns casos não é preciso. Neste vídeo, explico mais sobre isso.

Quem possui o joelho varo, ou seja, quando ele aponta para fora, maiores são as chances da pessoa desenvolver uma artrose medial. Quanto maior o desalinhamento, maior a sobrecarga e assim, pode desenvolver a artrose. Para resolver esse tipo de problema, é possível fazer a prótese unicompartimental ou prótese total de joelho por meio da robótica.


Saiba mais sobre a prótese unicompartimental e prótese total de joelho


A prótese unicompartimental é indicada para pacientes acima dos 560 anos que tenham artrose do joelho e quando afeta apenas uma das regiões anatômicas. Para estes casos, o joelho do paciente não pode ter um grande desvio de eixo; i.e., mais do que 15° de varo ou valgo.

Com a prótese unicompartimental é feita a substituição da região do joelho afetada pela artrose (medial, lateral ou patelofemoral) por um conjunto de peças. Essas peças são metálicas e plásticas que são encaixadas no osso. Assim, elas conseguem dar mobilidade ao joelho e ajudar a pessoa a caminhar sem sentir dor.

A prótese total do joelho é indicada para pacientes que contam com um grau avançado de artrose e que, por isso, sofrem co grande limitação de movimentos, além de sentir uma dor muito intensa. Leia este artigo em que falo mais sobre a prótese total de joelho.


Benefícios de colocar uma prótese de joelho por robótica e navegação por computador


Com a realização da prótese de joelho por robótica, existem benefícios, como:


  • Maior assertividade no alinhamento final do joelho;
  • Diminui o risco de infecção;
  • Maior tempo de duração da prótese;
  • O joelho com a prótese fica mais próximo de um joelho normal;
  • Procedimento muito mais seguro.

Será que esse tipo de procedimento é realmente seguro?


Por ser uma novidade, é comum ter medo de que realmente seja algo seguro e eficiente. Mas pode ficar despreocupado, pois colocar uma prótese por meio da robótica por navegação é muito mais seguro do que imagina. Ela possui maior precisão, garantindo um melhor resultado. Além disso, essa tecnologia já foi aprovada pela ANVISA.

Como já dito, esse tipo de procedimento pode ser feito também em pessoas idosas e existem casos de pessoas com mais de 90 anos que foram operadas e tiveram bons resultados.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn