prótese de joelho

Prótese total ou parcial do joelho: quando cada uma é usada?


Próteses de joelho são uma opção para muitas pessoas com casos mais avançados de problemas como a artrose. Mas o tipo de prótese depende muito do estado do joelho da pessoa. 


Quais são os tipos de prótese de joelho? 


Existem dois tipos de cirurgia de artroplastia do joelho, que é a substituição da articulação por uma prótese metálica: a artroplastia total e a parcial. 

A artroplastia parcial do joelho é a substituição de apenas parte da articulação pela prótese metálica, sendo necessário um corte muito menor e proporcionando uma recuperação mais rápida.

Já a artroplastia total é a substituição de toda a articulação por uma prótese, sendo, portanto, uma cirurgia mais complexa e que requer um preparo e um tempo de recuperação maiores.


Como saber se preciso de uma prótese total ou parcial do joelho?


A articulação do nosso joelho é composta por três elementos principais: o osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e o osso da ponta do joelho (patela).

Esses três ossos se tocam em três partes no joelho (o fêmur e a tíbia de cada lado do joelho, e o fêmur e a patela na ponta do joelho). 

Quando só um desses pontos fica degradado por conta de problemas como a artrose, o tratamento por meio de uma prótese parcial é suficiente para resolver a dor e as restrições de movimento da pessoa. 

Quando mais de um ou os três pontos de contato estão degradados, nesse caso é necessário uma substituição completa da articulação por meio da cirurgia de artroplastia total do joelho. 

As próteses de joelho podem devolver a liberdade e a qualidade de vida para alguém que esteja com o joelho debilitado, mas não são as únicas opções de tratamento. 

Para saber qual o tratamento mais eficaz para o seu problema, consulte um bom ortopedista especializado em tratar o joelho!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn