menisco

O menisco cicatriza sozinho?


Sim, o menisco pode cicatrizar sozinho. Mas não é qualquer lesão que cicatriza sozinha. Imagina se alguém cortar o braço. Uma lesão muito grande e profunda tem mais dificuldade pra cicatrizar do que uma lesão pequena e superficial.

Com o menisco funciona da mesma forma, lesões pequenas (menores de 10mm), estáveis (que não ficam soltas dentro do joelho) e na região mais periférica (nas bordas) do menisco têm grande chance de cicatrizar sozinhas.

Quanto mais jovem o paciente e melhor a saúde do joelho, maior a chance da lesão cicatrizar. Por isso, você não deve esperar que uma lesão do tipo degenerativa ou complexa cicatrize. Esse tipo de lesão ocorre por desgaste do joelho e do menisco, então ela não tem potencial para cicatrizar.

Caso você tenha sofrido uma lesão do menisco, procure um ortopedista especialista em joelho para avaliar a chance do menisco cicatrizar sozinho. Se isso não for possível, nem tudo está perdido, pois existem formas de ajudar o menisco a cicatrizar e de tratar a lesão mesmo que não seja passível de cicatrização. Cuide-se e previna-se!


O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn