ondas de choque

Ondas de choque funcionam pra tratar bursite?


Sim, funcionam! Já nas primeiras sessões, a dor pode melhorar 50% e a taxa de sucesso supera 70%. Mas primeiro, o que são as ondas de choque? São o “choquinho” realizado na fisioterapia?

Dessa vez, a resposta é não. As ondas de choque não têm nada a ver com choque de eletricidade. Ela tem a ver com o choque das ondas de ultrassom contra o seu corpo. 

O ultrassom pode ser usado pra diversas finalidades. Uma delas, bem conhecida, é para exames diagnósticos. A outra é para tratamento de doenças. É aí que entram as ondas de choque.

As ondas de choque são um tipo de onda ultrassônica, que tem propriedades terapêuticas. Essas ondas, ao adentrar o seu corpo, induzem reações biológicas dentro das suas células.

Essas reações podem ser de regeneração dos tecidos, diminuição da inflamação, aumento da vascularização, diminuição da dor, entre outros.


Onde entram as ondas de choque no tratamento das bursites?


A bursite é a inflamação da bursa que recobre os tendões. A bursa funciona como um colchão que diminui o atrito entre os tendões. Entretanto, ela pode ficar inflamada junto com o tendão. Aí forma a bursite e a tendinite.

Você pode ter bursite em diversos locais do corpo: quadril, joelho, punho, mão, tornozelo, pé, ombro e cotovelo. Quem tem bursite, sente dor, que pode ser em repouso ou durante algum movimento ou exercício.

Como as ondas de choque conseguem desinflamar os tecidos, elas são úteis no tratamento das bursites e tendinites.


Como é o tratamento com as ondas de choque para bursite?


O tratamento é feito pelo ortopedista no consultório. Normalmente, são realizadas 3 a 5 sessões de ondas de choque para tratar a bursite e a tendinite.

É importante orientar que, mesmo se sua dor melhorar completamente antes de completar as sessões designadas pelo ortopedista, é importante dar continuidade ao tratamento para evitar recidivas e aumentar a taxa de sucesso.

Se você sofre com dor em alguma articulação ou já sabe que tem bursite, não deixe de procurar o ortopedista para avaliar se há benefício com o tratamento com ondas de choque. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão 

Ortopedista Especialista em Joelho

CRM: 140.189 TEOT: 13.130 RQE: 58671

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn