lesão muscular

Ondas de choque para lesões musculares


Quando você sofre uma lesão muscular, seja onde for (coxa, bíceps, peitoral, etc.), é imprescindível tratar rapidamente pra evitar que formem cicatrizes irreversíveis no músculo. Durante o reparo do músculo, várias células migram para o local da lesão. Estas podem se transformar em cicatriz, ou em músculo.

Aí que mora o problema: se as células se transformarem mais em cicatriz do que em músculo, o seu músculo vai perder força porque terá menos fibras musculares. Por isso, é necessário estimularmos as células a se transformarem mais em músculo do que em cicatriz.


COMO OTIMIZAR A CICATRIZAÇÃO DA LESÃO MUSCULAR


As ondas de choque, graças ao seu efeito de estimular a proliferação celular, podem acelerar a cicatrização do tecido muscular, diminuindo, por conseguinte, a taxa de formação de cicatriz. 

Num estudo experimental, as ondas de choque conseguiram aumentar em 20% a velocidade de regeneração muscular. Além disso, outro estudo experimental demonstrou menor quantidade de formação de cicatriz após a aplicação das ondas de choque.

Nas lesões mais graves, conforme tem sido demonstrado em estudos experimentais, pode-se também associar o plasma rico em plaquetas para aumentar a chance de sucesso na regeneração do tecido muscular.


ONDAS DE CHOQUE PARA LESÕES MUSCULARES CRÔNICAS


Infelizmente, alguns pacientes chegam para minha avaliação após mais de 1 mês da lesão. Eles ainda se mantêm com dor, perda de força e não conseguem retomar adequadamente a atividade esportiva.

Felizmente, para as lesões crônicas, ou seja, com mais de 3 semanas de lesão, ainda é possível ajudar o paciente. Foi observado num estudo, que pacientes com lesões musculares crônicas obtiveram melhora de mais de 85% da dor, a capacidade funcional duplicou e o tamanho da lesão regrediu para menos de 20%.


SESSÕES DE TRATAMENTO DE ONDAS DE CHOQUE PARA LESÕES MUSCULARES


Primeiramente, é importante reforçar que as ondas de choque não envolvem choque elétrico, e não têm nada a ver com o famoso “choquinho” da fisioterapia. As ondas de choque são um ultrassom mais potente que estimula a regeneração de tecidos e diminui a inflamação. É o ortopedista que realiza esse tipo de tratamento.

A aplicação de ondas de choque para lesões musculares agudas é feita com um cuidado especial pois o paciente ainda está com muita dor. Nesse caso, utilizamos técnicas para que o procedimento seja o mais confortável possível sem necessitar de anestesia geral. 

Essas técnicas consistem em modificar o posicionamento do equipamento em contato com o corpo do paciente, aplicar pomadas anestésicas locais, modificar parâmetros físicos das ondas de choque, entre outros.

Para as lesões crônicas, a dor do paciente normalmente é bem menor; então, é infrequente necessitarmos utilizar tais técnicas.

Feita a aplicação, o paciente deve realizar também os protocolos de reabilitação normalmente empregados de crioterapia, alongamento, repouso, entre outros.

Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação de ondas de choque para tratar sua lesão muscular.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn