Tendão de Aquiles

Ondas de choque para tendinite do calcanhar (tendão de Aquiles)


O Tendão de Aquiles é o verdadeiro calcanhar de Aquiles de muita gente. A dor provocada por essa tendinite pode ocorrer na ponta do calcanhar, mas também pode ocorrer mais pra cima, cerca de 2 a 6 centímetros na direção da panturrilha (a partir da ponta do calcanhar).

A dor inicialmente ocorre após as atividades físicas ou laborais, mas, com o tempo, fica mais intensa e ocorre, também, durante a atividade ou até mesmo em repouso (sem nenhuma atividade).


O MAIOR PROBLEMA DA TENDINITE DO AQUILES (CALCÂNEO)


Com a tendinite, as células do tendão ficam doentes e produzem fibras de colágeno anormais. Desse modo, o tendão fica inchado, espesso e fraco.

Em decorrência do enfraquecimento do tendão, ele pode romper. Isso é bem desagradável porque, nesse caso, você perde força, capacidade de impulsão e, em alguns casos, é necessário operar para reparar o tendão.


COMO TRATAR A TENDINITE DO AQUILES (CALCANHAR) E EVITAR A RUPTURA


É importante tratar o quanto antes.

Inicialmente, o tratamento consiste em:

  • Fisioterapia
  • Analgésicos
  • Anti-inflamatórios
  • Fortalecimento muscular
  • Alongamento
  • Correção de movimentos incorretos.

Adotando essas medidas, 70% a 80% dos pacientes exibe melhora. Porém, restam ainda os 20% a 30% que não se beneficiam, ficam frustrados e acabam convivendo com a dor por vários meses a anos, com o risco do tendão romper.

Para esses casos, existem atualmente opções não cirúrgicas, como o plasma rico em plaquetas e as ondas de choque. Nesse texto, abordarei sobre as ondas de choque.


ONDAS DE CHOQUE PARA TENDINITE DO AQUILES (CALCÂNEO)


Antigamente, os pacientes tinham que conviver com o problema ou operar. Hoje, no entanto, esses pacientes são minoria, porque o tratamento por ondas de choque tem eficácia superior a 80% em pacientes que já não obtiveram resultados com o tratamento inicial. O tratamento por ondas de choque proporciona melhora maior que 75% da dor e função do pé por pelo menos 1 ano. Graças a isso, você tem a possibilidade de voltar às atividades habituais.

O tratamento por ondas de choque não envolve choque elétrico, nem está relacionado com o “choquinho” da fisioterapia. Na verdade, são ondas de ultrassom mais potentes que desinflamam e auxiliam na regeneração dos tecidos. É o ortopedista que realiza esse tipo de tratamento.

As sessões são feitas no próprio consultório com o ortopedista, sem necessidade de anestesia geral em centro cirúrgico. Para casos muito inflamados, realizo anestesia local para que o paciente não tenha desconforto. Após a aplicação das ondas de choque, oriento o paciente a não realizar esforço com o calcanhar por pelo menos 7 dias.

Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para tratar sua tendinite de Aquiles (calcanhar) com as ondas de choque.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn