osteotomia

Quando uma osteotomia do joelho é necessária?

Osteotomia é o nome que se dá à cirurgia que envolve cortes feitos nos ossos. 

Ela normalmente é prescrita para ossos inferiores, como a tíbia e o fêmur. O objetivo costuma ser consertar problemas de alinhamento que afetem a mobilidade do paciente. 

Osteotomia como tratamento para artrose no joelho

Uma das indicações mais comuns dessa cirurgia é no tratamento de artrose inicial em apenas um  dos joelhos. Geralmente o paciente também sofre de problemas como geno varo ou valgo (o “joelho torto”).

Esse desalinhamento influencia na evolução da artrose, por isso sua correção ajuda no tratamento. 

A cirurgia também é mais indicada para pacientes abaixo dos 60 anos e sem outros problemas que comprometam os ligamentos e estruturas do joelho.

Seu objetivo é aliviar a pressão sobre a parte com artrose do joelho.

Como se faz a osteotomia no joelho?

Os cortes da osteotomia podem ser realizados em duas partes: tanto acima do joelho, no fêmur, quanto abaixo da articulação, na tíbia.

Depois disso, osso é estabilizado com a ajuda de parafusos e placas metálicas. Isso vai garantir que ele fique no lugar até que a cicatrização esteja completa. 

Mas é importante lembrar que nem sempre essa correção é suficiente para impedir a progressão da artrose. Caso ela volte a avançar, podem ser necessários outros tratamentos e procedimentos cirúrgicos, como a colocação de próteses no joelho.

Só uma avaliação feita por um bom ortopedista de joelho é que vai definir qual a melhor estratégia de tratamento para o seu caso. 
O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn