Vou começar este texto com uma DICA:
“Se você se lembra, com detalhes, de como foi que machucou o seu joelho, a chance de ter rompido o ligamento cruzado anterior (LCA) é alta!”
Conteúdo do Post
ToggleO que acontece nos minutos iniciais após a lesão do LCA
As primeiras horas após a lesão do LCA são tão marcantes que pacientes meus, que sofreram lesão há mais de 20 anos, ainda se lembram com detalhes de como foi a situação.
A cena é marcante porque você sente dor no joelho a ponto de não conseguir apoiar o pé no chão por vários minutos a horas. Você nem cogita dar continuidade ao que estava fazendo (ex.: jogar futebol), tamanha a dor.
Por que dói tanto o joelho quando rompe o ligamento?
Normalmente, você consegue identificar que algo de errado aconteceu no seu joelho já no instante da lesão, pois você sente um estalo, que dá até pra ouvir. Além disso, é comum também sentir o joelho sair e voltar rapidamente para o lugar.
É justamente por causa disso que dói bastante. Ao sair do lugar, a tíbia (osso da perna) se choca contra o fêmur (osso da coxa), produzindo sangramento dentro do joelho, chamado de hemartrose. Somado a isso, o osso incha, o que chamamos de edema ósseo. O edema ósseo dói também.
Por fim, em virtude da hemartrose, algumas horas após a lesão, o joelho fica inchado e isso aumenta ainda mais a sua dor e a dificuldade para dobrar e esticar o joelho.
É difícil de esquecer uma situação dessas, não é mesmo?
Um alerta sobre a lesão do LCA
Lembre-se que nem todos os pacientes que rompem o LCA vão ter todos esses sintomas.
Por isso, se você machucar o seu joelho, mesmo que os sintomas sejam brandos, não deixe de passar no ortopedista especialista para se tratar. Cuide-se e previna-se!