ortopedista especialista em joelho

Tem certeza de que você sabe o que é o LCA?


Você sabe do que é feito o ligamento cruzado anterior? Sabe em que parte do joelho ele fica? O LCA é realmente só 1 ligamento ou a fusão de mais de uma estrutura? Se você não sabe responder essas perguntas, então você não sabe realmente o que é o LCA. Por mais que a maioria das pessoas já tenha ouvido falar desse ligamento ao menos uma vez na vida, poucos sabem do que ele se trata. Certamente, você já ouviu falar do LCA mais de uma vez, senão não estaria aqui. E é muito provável também que você ou algum conhecido seu tenha rompido esse ligamento. Por isso, continue lendo esse texto pra saber, de fato, o que é o LCA.


De que é feito o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho


O LCA é um tecido vivo e, por isso, é povoado por diversas células que são chamadas de fibroblastos. Existem outros tipos de células no LCA, mas essas são as mais abundantes. O mais interessante disso tudo é que essas células não param de trabalhar. Todo dia elas produzem um tecido que vai dar a forma e a resistência do ligamento. Podemos fazer um paralelo com o bicho da seda, que produz a seda. Nossas células produzem um tecido também, que se chama colágeno. As fibras de colágeno são o material principal que forma o LCA. Existem vários tipos de fibra de colágeno que se juntam pra formar o ligamento, sendo o mais abundante o colágeno tipo I.


Como é o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho


O LCA é um exemplo de que tamanho não é documento. Ele é um dos ligamentos mais importantes do joelho, mas tem somente 31-35mm de comprimento, o que dá algo em torno de 3cm. Além de pequeno, ele é bem fino, com um diâmetro aproximado de 6mm, que é menor do que a metade do nosso dedo mínimo. Mesmo com essas medidas, ele consegue deixar o nosso joelho firme. Isso se deve pela forma como as fibras de colágeno são “confeccionadas”. O LCA é uma coisa só, mas é formado por dois grandes grupos de fibras que nós chamamos de bandas.
Existe a banda anteromedial e a banda posterolateral. A banda anteromedial é especializada em deixar o joelho firme quando ele está dobrado; e a banda posterolateral, quando o joelho está esticado. Essas bandas se juntam e se contorcem cerca de 90º sobre si. Com isso, o ligamento fica ainda mais forte e eficiente.


Em que parte do joelho fica o ligamento cruzado anterior (LCA)


Esse ligamento também é chamado de pivô justamente porque ele fica no centro do joelho. E ele é chamado de cruzado porque cruza o joelho de uma ponta a outra, e acaba cruzando com um outro ligamento, o ligamento cruzado posterior (LCP). O LCA é fixo no fêmur numa região que chamamos de côndilo femoral lateral. Dessa região, o LCA passa pelo meio do joelho e se fixa na outra ponta, que é a tíbia, numa região que chamamos de planalto tibial. Nessa parte da tíbia, o LCA fica bem do lado do menisco lateral (menisco que fica mais externo) e bem na frente do LCP. É exatamente por isso que o LCA é chamado de anterior. Anterior é tudo que fica na frente, e o LCA fica na frente do LCP.

E agora? Já sabe o que é o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho?

Se tiver algum problema no joelho, consulte um ortopedista especialista em joelho. Cuide-se! Previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn