Downloader.la-6421b2fe70f49

Vamos falar sobre gota e pseudogota?

O que é a gota?

A gota é uma doença inflamatória que acomete as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal. O aumento nas taxas de ácido úrico no sangue pode ocorrer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.

Em geral, a gota afeta homens entre 40 e 50 anos, principalmente em indivíduos com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária, que fumam ou bebem com frequência;, no entanto, a doença pode também afetar mulheres, especialmente na faixa etária de 60 anos.

Quais as articulações afetadas na gota?

As principais articulações afetadas são:

• Primeira metatarsofalangeana, ou seja o hálux, que é o dedão do pé
  • Joelho
  • Tornozelo
  • Cotovelo

Crise aguda de gota

A crise de gota é aquela situação em que você tem muita dor na articulação, com inchaço (derrame articular), aumento da temperatura da junta e dificuldade para movimentar.

Ela ocorre porque seu sistema imune (sistema de defesa do corpo) entende que os cristais de ácido úrico estão atacando seu corpo. Desse modo, o sistema imune tenta remover os cristais, mas isso gera uma inflamação muito grande que acaba destruindo a articulação. Por isso, se a gota não for tratada, você pode ficar com a articulação deformada e destruída.

Quais são os sintomas?

Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação e consequentemente dor e inchaço.

A principal característica da gota são as crises recorrentes de artrite aguda, provocadas pela precipitação, de cristais de ácido úrico na articulação, provocando dor intensa, principalmente durante a madrugada.

Nos casos em que a pessoa não trata adequadamente a gota, os cristais podem se acumular na articulação, formando “caroços” que chamamos de tofos gotosos. Além disso, a articulação perde movimento, fica deformada e é destruída.

O que pode desencadear as crises de gota?

• Ingestão de álcool, em especial o vinho tinto e a cerveja;
  • Dieta rica em determinados tipos de alimentos (ricos em purina), por exemplo após um churrasco;
  • Trauma físico (pancadas);
  • Cirurgias;
  • Quimioterapia;
  • Uso de diurético.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da gota é feito após uma análise do histórico clínico do paciente, associada a exames que detectam níveis elevados de ácido úrico no sangue. Exames de imagem, como tomografia e ultrassonografia, também podem auxiliar no diagnóstico.

Qual é o tratamento?

O tratamento é feito pelo ortopedista e reumatologista em conjunto. Na crise aguda de gota, quando a pessoa está com dor intensa,  o ortopedista e o reumatologista podem prescrever medicamentos anti-inflamatórios por boca ou pela veia (endovenosa), e pode realizar injeções dentro da articulação (ex.: proloterapia, corticoide, ácido hialurônico)

Pode ser necessário também que o ortopedista realize o desbridamento cirúrgico da articulação, que consiste numa cirurgia para “lavar” a articulação e remover os cristais de ácido úrico bem como o tecido inflamado. Essa cirurgia pode ser realizada de forma minimamente invasiva, por meio da artroscopia, ou de forma aberta com um corte um pouco maior.

Após controlar a crise aguda de gota, o reumatologista prescreve medicamentos para evitar novas crises. Além do uso de medicamentos para o controle da doença, é fundamental que o paciente mude seu estilo de vida e adote hábitos mais saudáveis.

Dicas para controlar a gota:

• Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero
  • O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser feito sem exageros quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados
  • Evitar uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota, além do excesso de peso sobrecarregar as articulações inflamadas
  • Aumentar o consumo de água
  • Procurar o tratamento e acompanhamento médico adequado caso haja doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes, etc.

Pseudogota

O que é?

A pseudogota é uma forma de artrite causada pelo depósito de cristais de pirofosfato de cálcio nas articulações. O termo pseudogota é utilizado devido às crises inflamatórias que ocorrem nos pacientes serem similares àquelas da gota. A diferença é que o cristal da pseudogota é diferente do cristal da gota.

Causas

A pseudogota é causada por depósitos de cristais compostos de pirofosfato de cálcio em tecidos do corpo humano, em especial nas cartilagens. Geralmente, a formação de cristais acontece sem uma razão específica, diferentemente da gota, que se desenvolve a partir do excesso de ácido úrico no sangue do paciente.

Entretanto, a pseudogota pode ser causada devido a um padrão familiar de desordens metabólicas e deficiências enzimáticas. Também podem ser associadas a patologias da tireóide ou das glândulas paratireoides.

Principais características

A pseudogota é mais comum entre idosos, atingindo aproximadamente 3% das pessoas após os 60 anos e cerca de 50% aos 90 anos. A pseudogota pode contribuir para a destruição da articulação e promover a incapacidade definitiva da região afetada. A articulação mais afetada é o ,joelho.

Diagnóstico

É feito pelo exame de pesquisa de cristais no  líquido sinovial (de dentro da articulação), e radiografias ou ressonância demonstrando imagem de calcificações em tecidos moles (depósito de cristas de pirofosfato e cálcio nas articulações).

Tratamento

O tratamento também é feito pelo ortopedista e reumatologista em conjunto. A crise aguda da pseudogota é tratada igual a gota aguda, ou seja, com o uso de anti-inflamatórios não hormonais, corticosteróides, infiltração dentro da articulação (injeção de proloterapia, ácido hialurônico, corticoide, etc) e cirurgia para desbridamento da articulação. O objetivo é melhorar a dor e prevenir a destruição da articulação.