A teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância, ou seja, o paciente e o médico estão em locais diferentes no momento da consulta. Isso é possível graças à internet e programas de videoconferência disponíveis para computador, tablet ou celular.
Apesar de estarmos à distância, é possível realizar diversas ações que são realizadas numa consulta presencial, tais como solicitar e avaliar exames, prescrever medicamentos, fazer certos diagnósticos, fornecer atestados, entre outras.
A dinâmica da consulta também é mantida, pois você consegue enxergar e falar com seu ortopedista em tempo real, mostrar pra ele onde você sente dor, descrever como é o seu problema e tirar suas dúvidas, assim como você já faz normalmente para várias outras atividades do dia a dia como reuniões e conversa entre familiares e amigos.
Além disso, a teleconsulta possui benefícios frente à consulta presencial, pois:
- Permite que os pacientes sejam atendidos por médicos que estão em locais distantes ou em que o acesso é mais difícil;
- Melhora o acesso dos pacientes a médicos especialistas que, muitas vezes, estão somente nas grandes capitais do país;
- Facilita a consulta de pacientes que têm dificuldade de locomoção e acesso ao consultório do médico;
- Economiza tempo com o deslocamento até o consultório;
- Diminui os custos necessários para ir à consulta (ex.: combustível, passagem aérea, estacionamento, etc.).
Conforme a tecnologia avança, a qualidade da teleconsulta tem se aproximado cada vez mais da consulta presencial, mas ainda não elimina a necessidade desta. Por isso, consulte-se com um ortopedista especialista, para que ele possa te oferecer uma teleconsulta de qualidade. Cuide-se e previna-se!