O transplante homólogo de cartilagem é uma cirurgia em que se utiliza a cartilagem de um doador já falecido. Ele cirurgia difere das outras cirurgias no joelho porque não adianta só agendar com o paciente uma data e fazer. É necessário cumprir certas etapas no processo de solicitação do transplante. Para te ajudar a entender melhor como funciona esse processo, vou descrever pra você o passo a passo.
Conteúdo do Post
TogglePASSO 1
Você deve se consultar com um ortopedista habilitado para o transplante de cartilagem (também chamado de transplante osteocondral). Nesta consulta, avalio se seu caso é passível de transplante. Isso é feito por meio da avaliação dos seus antecedentes pessoais (ex.: doenças, cirurgias pregressas, hábitos, entre outros) bem como do seu joelho e todo o membro inferior (quadril, coxa, perna…).
PASSO 2
Verifico a necessidade de procedimentos extras. Alguns pacientes necessitam da realização de procedimentos extras para que o transplante tenha maior chance de sucesso. Exemplos desses procedimentos são a reconstrução de ligamentos e osteotomias (cirurgias para corrigir deformidades no osso, por exemplo um varo no joelho). Esses procedimentos podem ser realizados antes ou durante o transplante.
PASSO 3
Com todas as informações coletadas, solicito o tecido osteocondral (cartilagem que será transplantada ao seu joelho) à central estadual de transplantes.
PASSO 4
Aguardamos a chegada do tecido para transplante. A central me comunica, e eu comunico o paciente para agendarmos a cirurgia.
PASSO 5
Realizamos o transplante de cartilagem (osteocondral).
Depois disso tudo, você será reavaliado periodicamente assim como fazemos nas demais cirurgias. Consulte-se com um ortopedista especialista para realizar esse tipo de avaliação se este for o seu caso. Cuide-se e previna-se!