A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) pode ocorrer de diversas formas, dentre elas existem os traumas com contato, que são situações em que seu corpo se choca contra alguém ou algo. O contato pode ser direto, quando o choque se dá diretamente no seu joelho; ou indireto, quando o choque ocorre em outra parte do seu corpo, mas te desestabiliza, faz você cair e provoca a lesão do LCA. Independente se o contato é direto ou indireto, nessa situação de um trauma com contato, o LCA pode ser rompido de 3 formas.
A primeira delas é decorrente de uma pancada muito forte que causa uma fratura do seu joelho. Isso pode ocorrer num acidente de carro, queda de mais de dois metros de altura, atropelamento, queda de bicicleta, entre outros. Nessa situação, além de fraturar algum osso do joelho, o ligamento também rompe. Também é comum lesar um dos meniscos.
A segunda situação é uma contusão em que o objeto ou a pessoa te dá uma pancada na parte de trás do seu joelho, empurrando-o pra frente. Com isso, a tíbia (osso da perna) também é forçada pra frente; e traciona o LC, que rompe. Traumas assim podem ocorrer quando alguém cai em cima de você, ou quando fazem aquela brincadeira de empurrar o joelho da outra pessoa quando ela está distraída.
A última situação é o contrário da segunda; i.e., o seu joelho é empurrado para trás, forçando-o a esticar além de seus limites. Com isso, o ligamento cruzado anterior também estica além de seus limites e rompe. Alguns exemplos de situações que provocam esse tipo de lesão são quando alguém te dá um chute na canela (golpe muito comum no Muay Thai e lutas de MMA) e em atropelamentos frontais (o veículo te atinge de frente). Se você tiver sofrido alguma lesão no joelho, parecida ou não com as formas que descrevi nesse texto, consulte-se com o ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!