cisto de baker

Cisto de Baker: uma “bolota” na parte de trás do joelho


Sabe aquela “bolota” que surge na parte de trás do seu joelho e que, muitas vezes, te incomoda? Isso, na maioria das vezes, é um cisto de Baker. Este cisto também é conhecido como cisto poplíteo, porque ele se localiza na fossa poplítea, que é o nome técnico que damos à parte de trás do joelho.

Esse cisto ficou conhecido como cisto de Baker porque o cirurgião que melhor o descreveu se chamava William Morrant Baker. Mas o que é o cisto de Baker? Continue lendo pra saber mais!


ONDE FICA O CISTO DE BAKER?


Ele consiste num acúmulo de fluido dentro de uma bolsa que fica entre dois músculos da perna, o semimembranoso e o gastrocnêmio medial. Por isso, você sente incômodo na parte mais de trás (posterior) e interna (medial) do joelho ou da perna.


POR QUE SURGE O CISTO DE BAKER?


Frequentemente, o cisto se forma por causa de alguma lesão dentro do joelho, principalmente lesão do menisco e artrose (também chamada de osteoartrite, que é o desgaste do joelho). Por isso, o cisto de Baker é mais comum em adultos e raro em crianças.


O CISTO DE BAKER CAUSA ALGUM PROBLEMA?


Na maioria das vezes, a dor que você sente não é relacionada ao cisto em si. A dor decorre da doença responsável pela formação do cisto, seja ela a artrose, lesão meniscal, ou outra. Apesar disso, o cisto de Baker pode causar bastante dor se ele romper ou se ele comprimir alguma estrutura sensível, como um nervo.


TRATAMENTO PARA O CISTO DE BAKER


Na maioria das vezes, não é preciso fazer nada com o cisto. O importante mesmo é tratar as causas de seu surgimento; ou seja, a artrose, a lesão do menisco, ou outra lesão que esteja produzindo inflamação no joelho. Em casos mais raros e mais graves, em que a causa do seu desconforto é o próprio cisto de Baker, aí sim é necessário intervir diretamente nele, seja por aspiração guiada por ultrassom, infiltração de medicamento dentro do cisto, ou remoção cirúrgica.

A mensagem que deve ficar é a seguinte: na presença de uma “bolota” ou qualquer aumento de volume no seu joelho, consulte-se com o ortopedista especialista em joelho o quanto antes. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn