cisto de baker

Cisto de Baker: uma “bolota” na parte de trás do joelho


Sabe aquela “bolota” que surge na parte de trás do seu joelho e que, muitas vezes, te incomoda? Isso, na maioria das vezes, é um cisto de Baker. Este cisto também é conhecido como cisto poplíteo, porque ele se localiza na fossa poplítea, que é o nome técnico que damos à parte de trás do joelho.

Esse cisto ficou conhecido como cisto de Baker porque o cirurgião que melhor o descreveu se chamava William Morrant Baker. Mas o que é o cisto de Baker? Continue lendo pra saber mais!


ONDE FICA O CISTO DE BAKER?


Ele consiste num acúmulo de fluido dentro de uma bolsa que fica entre dois músculos da perna, o semimembranoso e o gastrocnêmio medial. Por isso, você sente incômodo na parte mais de trás (posterior) e interna (medial) do joelho ou da perna.


POR QUE SURGE O CISTO DE BAKER?


Frequentemente, o cisto se forma por causa de alguma lesão dentro do joelho, principalmente lesão do menisco e artrose (também chamada de osteoartrite, que é o desgaste do joelho). Por isso, o cisto de Baker é mais comum em adultos e raro em crianças.


O CISTO DE BAKER CAUSA ALGUM PROBLEMA?


Na maioria das vezes, a dor que você sente não é relacionada ao cisto em si. A dor decorre da doença responsável pela formação do cisto, seja ela a artrose, lesão meniscal, ou outra. Apesar disso, o cisto de Baker pode causar bastante dor se ele romper ou se ele comprimir alguma estrutura sensível, como um nervo.


TRATAMENTO PARA O CISTO DE BAKER


Na maioria das vezes, não é preciso fazer nada com o cisto. O importante mesmo é tratar as causas de seu surgimento; ou seja, a artrose, a lesão do menisco, ou outra lesão que esteja produzindo inflamação no joelho. Em casos mais raros e mais graves, em que a causa do seu desconforto é o próprio cisto de Baker, aí sim é necessário intervir diretamente nele, seja por aspiração guiada por ultrassom, infiltração de medicamento dentro do cisto, ou remoção cirúrgica.

A mensagem que deve ficar é a seguinte: na presença de uma “bolota” ou qualquer aumento de volume no seu joelho, consulte-se com o ortopedista especialista em joelho o quanto antes. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn