osteocondral

Como é o processo para fazer o transplante de cartilagem?


O transplante homólogo de cartilagem (osteocondral) é aquele transplante em que utilizamos o tecido de um doador falecido. Quando usamos o tecido do próprio paciente, chamamos de transplante autólogo de cartilagem (osteocondral).


Quando está indicado fazer o transplante de cartilagem?


Esse tipo de transplante é uma opção para você que tem uma lesão grande da cartilagem do joelho. Mas essa cirurgia não é como as outras que você simplesmente marca com o ortopedista e faz o procedimento. Existe todo um processo para que seja possível fazer o transplante.


Etapas do processo de transplante homólogo osteocondral


Inicialmente, é necessário verificar a viabilidade do transplante no seu caso. Para tanto, eu faço uma avaliação, não só do seu joelho, mas de todo o membro inferior (perna, coxa, joelho, quadril…); verifico a presença de comorbidades (outras doenças), uso de medicamentos e outras substâncias.

Depois, é necessário estudar a anatomia do seu joelho para determinar se serão necessários procedimentos adicionais, como reconstruções ligamentares e osteotomias (cirurgias para corrigir deformidades do joelho). Para isso, fazemos exames complementares.

Em alguns casos, realiza-se também uma artroscopia diagnóstica para avaliar a degeneração da cartilagem do joelho e avaliar o tamanho da lesão.

A próxima etapa é coletar seus dados antropométricos, colher exames pré-operatórios e solicitar à central estadual de transplantes o tecido osteocondral de um doador falecido.

Na sequência, aguardamos a disponibilidade do tecido, e, quando for disponibilizado, agendamos a cirurgia para realizarmos o transplante. Após a cirurgia, fazemos reavaliações periódicas como em qualquer outra cirurgia.

Entendeu o processo? Busque uma avaliação com o ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn