Downloader.la-6421b74433b60

Como é a cirurgia para reconstrução do LCA

A cirurgia para reconstrução do LCA torna-se crucial quando consideramos o papel vital do ligamento cruzado anterior na estabilização do joelho. Este ligamento é frequentemente lesionado, representando de 10 a 27% das lesões ligamentares nos membros inferiores.

A maioria das lesões que ocorrem nessa estrutura, estão relacionadas à prática de atividades esportivas que envolvem movimentos de giro e desaceleração do corpo.

Esse tipo de lesão deve ser sempre tratada com muito cuidado, porque em mais de 60% dos casos, provoca lesões em outras estruturas do joelho como os meniscos, cartilagem e outros ligamentos.

Por isso, os médicos devem avaliar e tratar a lesão do LCA o mais rápido possível, evitando que o paciente perca sua mobilidade e sofra com os sintomas do rompimento.

Como ocorre a cirurgia para reconstrução do LCA?

O paciente deve internar-se no hospital para a cirurgia de reconstrução do LCA e fornecer exames pré-operatórios, como sangue, radiografias e ressonância do joelho. Ele deve jejuar: 8 horas para alimentos e 4 horas para água.

O médico aplica raquianestesia e sedação antes da cirurgia. Para garantir uma recuperação suave, técnicas avançadas bloqueiam os nervos de dor no joelho, permitindo fisioterapia no dia da cirurgia. O anestesista administra medicamentos para sedar o paciente antes da anestesia.

Após anestesiar o paciente e colocar um torniquete na coxa, o cirurgião retira e molda o enxerto à forma do LCA. Usando artroscopia, ele verifica o joelho. Se há outras lesões, como meniscos, ele as repara; senão, começa a reconstrução do LCA.

O cirurgião faz perfurações no fêmur e tíbia, insere o enxerto e o fixa com um implante, podendo ser parafuso de metal ou biodegradável.

Após a cirurgia, o paciente vai para a recuperação anestésica e depois para o quarto. Em geral, a alta ocorre no mesmo dia, mas pode variar dependendo da complexidade do procedimento.

Como é a recuperação para a cirurgia do LCA?

Estima-se que a cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho leve entre 9 meses a um ano para a recuperação total, mas o paciente avança na recuperação a cada mês.

Após cerca de 4 a 6 semanas, já consegue andar sem muletas. A partir de 3 meses, consegue voltar a praticar de forma leve exercícios como a musculação e após 6 meses, já consegue correr.

É extremamente importante que após a cirurgia, o paciente realize a reabilitação pós-operatória. É durante essa fase que o paciente recupera o movimento normal do joelho, a sua força, sua agilidade e, por fim, a confiança para o retorno ao esporte ou atividade cotidiana.

Em geral, o período total de fisioterapia não dura menos do que 6 meses. E há uma tendência em prolongar ainda mais esse período, de modo que se considere reabilitar o paciente por 9 meses no total, e só então permitir o retorno completo ao esporte.

O joelho lesionado não será exatamente como antes, mas com a cirurgia do LCA, é possível retomar as atividades do dia-a-dia e recuperar a qualidade de vida.

A cirurgia para tratar a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é um procedimento seguro e definitivo para o tratamento desse tipo de rompimento, sendo a melhor escolha terapêutica para o paciente e a que proporciona maior sucesso na recuperação da mobilidade e retorno ao esporte.

Precisa de um tratamento para esse tipo de lesão? Agende uma consulta com o Dr. Carlos Vinícius! Formado em 2009 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especializou-se em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e obteve o título de doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

O Dr. Carlos Vinícius é reconhecido por ser um profissional de referência no tratamento minimamente invasivo da dor e conduz procedimentos cirúrgicos no joelho. Além disso, ele se especializou em diversas cirurgias de joelho, incluindo as mais complexas, como as cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn