Infecções do joelho

Passo a passo para fazer um transplante de menisco


A cirurgia para transplante de menisco difere das outras cirurgias no joelho porque não basta agendar a cirurgia e fazer. É necessário cumprir algumas etapas no processo de solicitação do transplante.


PASSO 1


Você deve se consultar com um ortopedista habilitado para o transplante de menisco. Nesta consulta, avalio se seu caso é elegível para o transplante. Isso é feito por meio de uma avaliação dos seus antecedentes pessoais (doenças, cirurgias pregressas, hábitos, entre outros) bem como do seu joelho e todo membro inferior.


PASSO 2


Verifico a necessidade de procedimentos adicionais para que haja sucesso no transplante. Alguns desses procedimentos são a reconstrução de ligamentos e osteotomias (cirurgias para corrigir deformidades no osso). Esses procedimentos podem ser realizados antes ou durante o transplante.


PASSO 3


Realizo uma artroscopia no seu joelho para atestar a integridade da articulação e avaliar o menisco doente.


PASSO 4


Com todas as informações coletadas, solicito o tecido (o menisco) à central estadual de transplantes.


PASSO 5


Aguardamos a chegada do transplante. A central me comunica, e eu comunico o paciente para agendarmos a cirurgia.


PASSO 6


Realizamos o transplante de menisco.

Depois disso tudo, você será reavaliado periodicamente assim como fazemos em qualquer cirurgia.

Consulte-se com um ortopedista especialista para realizar esse tipo de avaliação se este for o seu caso. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn