prótese de joelho

Ondas de choque para dedo em gatilho na mão


Imagina você passando por uma porta estreita que tem exatamente a sua largura. Até dá pra passar, não é? Mas imagina agora se você aumentar de tamanho ou diminuir ainda mais a largura da porta. Vai passar com dificuldade, ou nem vai conseguir passar. Isso é o que acontece no seu dedo quando os tendões inflamam. Eles ficam tão inchados que se aprisionam dentro do túnel osteofibroso do dedo. Quando isso acontece, chamamos de Dedo em Gatilho.


PROBLEMAS DO DEDO EM GATILHO NA MÃO


Inicialmente, você só sente dor. É uma dor estranha, na palma da mão, muitas vezes próximo dos calos que temos nas mãos. Com o passar do tempo, além de doer, você sente seu dedo travar levemente quando tenta esticá-lo. Mas não para por aí: a sensação de travamento se torna um travamento de fato, ao ponto de você precisar fazer muita força (ou ter que ajudar com a outra mão) pra conseguir esticar o dedo. Nos casos mais graves, o paciente simplesmente não consegue mais esticar o dedo, gerando atrofia da musculatura e incapacidade de realizar tarefas simples como lavar as mãos.


TRATAMENTO CONVENCIONAL DO DEDO EM GATILHO NA MÃO


Quando o paciente não consegue esticar o dedo, mesmo fazendo força com a outra mão, precisa operar. Mas, quando ainda consegue esticar o dedo, o tratamento inicial pode estar indicado. Ele consiste em:

  • Fisioterapia
  • Alongamento
  • Infiltração local de medicamento
  • Uso de órtese

Cerca de 60% dos pacientes melhora com esse tratamento. Para os 40% restantes, antes de cogitar a cirurgia, podemos realizar o tratamento por ondas de choque.


ONDAS DE CHOQUE PARA DEDO EM GATILHO NA MÃO


Sempre começo meus textos esclarecendo que as ondas de choque não são o “choquinho” da fisioterapia. Na verdade, são uma onda de ultrassom mais potente capaz de desinflamar e cicatrizar tecidos. É o ortopedista que realiza esse tipo de tratamento.

O tratamento com ondas de choque para dedo em gatilho é eficaz em mais de 80% dos pacientes que já não tinham melhorado com o tratamento convencional. Em média, a dor melhora mais de 90%, e os resultados se mantêm por pelo menos 1 ano.

A aplicação das ondas de choque é feita no próprio consultório, sem necessidade de sedação. Para os pacientes que estão com muita dor pela tendinite, pode ser necessário anestesia local. Após a sessão de ondas de choque, sempre recomendo repouso de atividades com esforço por 1 a 7 dias. Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação de tratamento com ondas de choque para tratar seu dedo em gatilho.

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn