O tratamento com as ondas de choque é utilizado para tratar diversos tipos de dor crônica. Uma delas é a fibromialgia, doença de difícil tratamento, em que você sente dor em diversos locais do corpo (coluna, pernas, quadril, ombros, etc).
Mesmo que você já tenha recebido o diagnóstico de fibromialgia por outro médico, é necessário que o ortopedista especialista em ondas de choque te avalie antes da consulta para confirmar o diagnóstico, determinar os locais de aplicação das ondas de choque e te orientar como será o tratamento.
As ondas de choque são um tratamento feito exclusivamente pelo médico
As ondas de choque são ondas de ultrassom com alta velocidade e alta pressão, capazes de modificar o metabolismo das células do corpo e interromper os processos que provocam a dor crônica.
Para o tratamento, não há necessidade de jejum, mas é importante você utilizar roupas que facilitem a exposição das áreas que serão tratadas pelo ortopedista. Também não há necessidade de internar no hospital, pois o tratamento pode ser realizado no próprio consultório médico.
Em alguns casos, quando o paciente tem dor extrema, pode ser necessário fazer uma anestesia local. Além disso, pode ser necessário interromper certas medicações, como anticoagulantes; mas é necessário conversar tudo isso com o ortopedista antes de fazer o tratamento. Assim, nós poderemos te orientar melhor.
O mais importante que você deve fazer é procurar o ortopedista especialista em ondas de choque para que ele avalie seu caso e possa te ajudar com alguma proposta de tratamento. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui