O tempo de recuperação do pós-operatório de uma cirurgia ortopédica pode ser uma experiência incômoda, especialmente para pacientes fisicamente ativos, com o costume de praticar esportes ou com grande demanda física no dia a dia.
Por isso, algumas pessoas têm dificuldades de seguir à risca as recomendações médicas para o pós-operatório, o que pode afetar a qualidade da recuperação.
Mas há algumas opções de tratamentos pouco invasivos que auxiliam nesse processo de recuperação e reabilitação, como a terapia com ondas de choque.
Como as Ondas de Choque podem ajudar no pós-operatório?
Durante o tratamento, são emitidas ondas físicas muito semelhantes às do ultrassom, só que mais potentes.
Essas ondas de choque aceleram a recuperação celular dos tecidos, e isso pode trazer muitos benefícios para a recuperação após uma cirurgia ortopédica, como por exemplo no tratamento de fraturas.
Além do potencial de acelerar a cicatrização de determinadas fraturas, a terapia com ondas de choque ajudam a diminuir a incidência de fibrose, que é o excesso de tecido cicatricial formado após a cirurgia.
Quer saber se as ondas de choque podem te ajudar no seu pós-operatório? Procure um ortopedista especializado nesse tratamento para avaliar sua situação e definir qual é a melhor estratégia de tratamento.
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui