Downloader.la-6421ad4c7eb93

Tratamento para lesão muscular

O tratamento para lesão muscular é fundamental para atletas, que podem ser profissionais ou não. Quando a lesão acontece, é importante que a pessoa consulte um ortopedista o mais rápido possível. Isso porque, quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de uma rápida e boa recuperação.

Com a lesão muscular, a pessoa sente dor e a intensidade varia de cada caso, também pode apresentar inchaço e uma capacidade limitada de mover o músculo afetado. Dessa forma, é preciso se afastar do esporte praticado e seguir o tratamento corretamente.

Por que a lesão muscular acontece?

Uma lesão muscular pode acontecer com qualquer pessoa, sendo atleta ou não. Contudo, os atletas estão mais sujeitos para que isso aconteça, devido ao esforço e movimentos repetitivos. Os homens são os que estão mais sujeitos às lesões musculares, mas outros fatores também podem contribuir, como:

  • Idade mais avançada;
  • Má hidratação;
  • Aquecimento inadequado;
  • Movimento esportivo inadequado;
  • Falta de condicionamento físico;
  • Abuso de álcool.

Conheça os tratamentos para lesão muscular sem cirurgia 

Quando uma pessoa está com uma lesão muscular, uma das principais preocupações é se será necessário uma cirurgia. Geralmente, o tratamento com cirurgia é raro, existem outras formas, menos invasivas e que ajudam a ter uma boa recuperação. Conheça a seguir algumas opções de tratamento.

PRP – Plasma Rico em Plaquetas

As plaquetas contém mais de 300 proteínas, elas são colhidas do próprio paciente. Elas não causam efeitos colaterais e possuem efeitos anti inflamatórios, anticatalóbicos e efeitos anabolizantes. Dessa forma, além de ajudar na lesão muscular, o PRP também é indicado para lesões na cartilagem, osso, tendão e pele, pois ajuda a diminuir a dor, inflamação e auxilia na cicatrização.

Confira esse vídeo em que falo mais sobre o PRP.

PRF – Plasma Rico em Fibrina

O PRF é um tratamento semelhante ao PRP, a diferença está na forma de preparação do sangue. Enquanto no PRP é utilizado substâncias sintetizadas, no PRF é utilizado apenas o sangue do paciente. Ambos possuem efeitos parecidos, pois estimulam a produção de células e proteínas, como o colágeno.

Células-tronco

Outro tratamento muito indicado para quem sofreu uma lesão muscular é a utilização das células-tronco. Elas também já são utilizadas em tratamentos para quem sofreu lesão na medula óssea e para tratamento de outras doenças. No caso da lesão muscular, o tratamento ajuda a controlar os níveis de dor e possui capacidade de controle inflamatório.

Ondas de choque

As ondas de choque são indicadas também para esse tipo de problema, principalmente para lesões crônicas que não precisam de cirurgia. Esse tratamento ajuda na regeneração das células  musculares, além de promover uma cicatrização mais rápida.

Tratamentos com cirurgia

A tenotomia é uma cirurgia em que ocorre a divisão do tendão, ou seja, são realizados cortes no tendão que visa ajudar na recuperação e aliviar a dor no músculo lesionado.

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn