fratura da patela

A fratura da patela (rótula) pode ser tratada sem cirurgia


Uma das coisas mais importante que você quer saber após ter quebrado algum osso do corpo é se precisa operar. Correto?

E, normalmente, preferimos não operar. Afinal, a cirurgia é um procedimento invasivo, que requer que você interne no hospital, seja submetido à anestesia, receba um corte na pele e tecidos subjacentes, etc.

Entretanto, existem fraturas em que há a obrigatoriedade de se tratar com cirurgia, como nas fraturas do fêmur em adultos. Por outro lado, há outras que permitem o tratamento sem cirurgia, como algumas fraturas da patela.


O maior problema de sofrer fratura da patela


Ela se situa na parte da frente do joelho e é chamada de osso sesamoide, pois fica em íntimo contato com os tendões do quadríceps e patelar. Sem a patela, você perde cerca de 50% da força para estender o joelho.

Quando você sofre uma fratura da patela, você pode perder a capacidade de estender o joelho, o que é muito grave. Por isso, você não deve jamais negligenciar o tratamento da sua fratura.


Tratamento da fratura de patela sem cirurgia


Nas fraturas que são leves, que podemos chamar de “trinca”, e naquelas em que você não perde a capacidade de estender o joelho, está bem indicado o tratamento sem cirurgia. Nesse tipo de fratura, até 98% dos pacientes se recupera muito bem.

Outra situação em que indicamos o tratamento sem cirurgia é quando o seu osso é muito fraco (chamamos isso de osteoporose) e quando você está muito debilitado para ser submetido à cirurgia.


Como é o tratamento sem cirurgia para fratura de patela


É necessário usar alguma forma de imobilização do joelho, como uma tala gessada, gesso ou órtese (brace). A imobilização fica no seu joelho por cerca de 6 semanas, que é o tempo normalmente necessário para a cicatrização da patela.

Durante esse período, você deve iniciar, progressivamente, exercícios para recuperar a mobilidade do joelho e a capacidade de suportar o peso do corpo. Tudo isso é orientado pelo ortopedista especialista. Portanto, não faça isso por conta própria.

Se você ou algum parente seu sofrer fratura da patela, consulte-se imediatamente com o ortopedista. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn