fratura da patela

A fratura da patela (rótula) pode ser tratada sem cirurgia


Uma das coisas mais importante que você quer saber após ter quebrado algum osso do corpo é se precisa operar. Correto?

E, normalmente, preferimos não operar. Afinal, a cirurgia é um procedimento invasivo, que requer que você interne no hospital, seja submetido à anestesia, receba um corte na pele e tecidos subjacentes, etc.

Entretanto, existem fraturas em que há a obrigatoriedade de se tratar com cirurgia, como nas fraturas do fêmur em adultos. Por outro lado, há outras que permitem o tratamento sem cirurgia, como algumas fraturas da patela.


O maior problema de sofrer fratura da patela


Ela se situa na parte da frente do joelho e é chamada de osso sesamoide, pois fica em íntimo contato com os tendões do quadríceps e patelar. Sem a patela, você perde cerca de 50% da força para estender o joelho.

Quando você sofre uma fratura da patela, você pode perder a capacidade de estender o joelho, o que é muito grave. Por isso, você não deve jamais negligenciar o tratamento da sua fratura.


Tratamento da fratura de patela sem cirurgia


Nas fraturas que são leves, que podemos chamar de “trinca”, e naquelas em que você não perde a capacidade de estender o joelho, está bem indicado o tratamento sem cirurgia. Nesse tipo de fratura, até 98% dos pacientes se recupera muito bem.

Outra situação em que indicamos o tratamento sem cirurgia é quando o seu osso é muito fraco (chamamos isso de osteoporose) e quando você está muito debilitado para ser submetido à cirurgia.


Como é o tratamento sem cirurgia para fratura de patela


É necessário usar alguma forma de imobilização do joelho, como uma tala gessada, gesso ou órtese (brace). A imobilização fica no seu joelho por cerca de 6 semanas, que é o tempo normalmente necessário para a cicatrização da patela.

Durante esse período, você deve iniciar, progressivamente, exercícios para recuperar a mobilidade do joelho e a capacidade de suportar o peso do corpo. Tudo isso é orientado pelo ortopedista especialista. Portanto, não faça isso por conta própria.

Se você ou algum parente seu sofrer fratura da patela, consulte-se imediatamente com o ortopedista. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn