Os meniscos são peças fundamentais para a preservação do joelho, pois exercem funções críticas na biologia e mecânica dessa articulação. Por isso, eu trouxe aqui as 5 funções dos meniscos pra você saber o que você perde quando os meniscos estão doentes ou lesados.
Função n° 1
O formato dos meniscos é especialmente projetado para tornar a geometria do joelho mais harmônica. Se olharmos o fêmur e a tíbia, que são os maiores ossos do joelho, perceberemos que eles não se encaixam perfeitamente. Os meniscos corrigem isso, como se fossem adaptadores, tornando o movimento do joelho mais eficiente.
Função n° 2
Dentro do joelho, existe um fluido chamado líquido sinovial. Este fluido lubrifica o joelho e contém substâncias importantes para o metabolismo das células do joelho (i.e., cartilagem, menisco, sinóvia). Tais substâncias precisam ser distribuídas por todo o joelho; e, graças ao formato dos meniscos, suas conexões e sua mobilidade, os meniscos contribuem para a distribuição do líquido sinovial dentro do joelho.
Função n° 3
Esta função relaciona-se diretamente à anterior. Como o líquido sinovial contém proteínas importantes para o metabolismo da cartilagem, os meniscos auxiliam também na nutrição das células da cartilagem.
Função n° 4
Além dos ligamentos, os meniscos também estabilizam o joelho, deixando-o mais firme (estável). Os meniscos se conectam a diversas regiões anatômicas dentro do joelho. Com isso, os meniscos estabilizam o joelho, principalmente durante movimentos rotacionais.
Imagina se você romper o ligamento cruzado anterior mais o menisco! Seu joelho fica bem mais “frouxo” do que se romper somente um deles. Por isso, lesão de várias estruturas no joelho costuma necessitar de cirurgia.
Função n° 5
A quinta função é a mais famosa, que é a de absorção dos impactos sofridos pelo joelho durante nossas atividades diárias. Os meniscos absorvem até 60% das forças que recaem sobre o joelho. Se você pensar que cada um dos joelhos pode ter que suportar até 8 vezes o peso do nosso corpo, amortecer 60% disso proporciona um grande alívio para o joelho.
Se você tiver lesão do menisco, ou algum sintoma de dor, puxão, travamento e estalido nos joelhos, consulte-se com um ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!